segunda-feira, 18 de junho de 2012

Paisagens Antigas

       Até este ponto, no século XV, não havia pinturas de paisagens, Antes da Renascença, as vistas nas pinturas eram bastante estilizadas com árvores que pareciam pirulitos e morros extremamente inclinados que se entrelaçavam, sem convencer, á distância. Pela primeira vez, pintores do norte, em particular dois artistas alemães Lucas Cranach o Velho (1472-1553) e Albrecht Altdorfer (1480-1538), começaram a olhar para as florestas de pinheiros e terrenos rochosos. Ambos os artistas eram parte da Escola do Danúbio, um grupo não fixo de artistas comprometidos com a exploração da paisagem alemã.

        Lucas Cranch, o Velho, era apenas um ano mais jovem que Dürer, mas sua obra não revela o mesmo grau de dedicada concentração como a do jovem artista, apesar de também produzir obras com um grau impressionante de detalhes naturalistas. Apesar de não produzir paisagens puras, Crach retratou as escuras florestas onde cresceu com uma importante característica de sua obra. Alguns dos nus de Cranach pareciam artificiais e desengonçados, apesar de ocasionalmente ele conseguir integrar as figuras com mais sucesso em seus cenários rurais.
        Albrecht Altdorfer não era um viajante, ao contrário de Durer, cujas aquarelas topográficas dos Alpes muito admirava. Entretanto, fez viagens frequentes ao longo do rio Danúbio para fazer pinturas nas quais a paisagem é o único foco de atenção.
         Em O Valle do Danúbio, não há ninguém, apenas uma vastidão de céu no qual as nuvens estão se acumulando; a densa floresta está contemplativa, e há uma vista distante de montanhas azuis. O efeito geral é romântico, e ainda assim há um ar sutil, quase imperceptível de presságio. Aqui Altdorfer se torna o primeiro artista verdadeiro a entender o impacto emocional e esmagador da paisagem. Outras obras mostram pequenas figuras diminuídas pela natureza, apesar de que em algumas cenas de batalhas épicas o efeito geral é menos expressivo e mais moralmente rígido.


 

Caçada ao Cavalo do Eleitor Frederick o Sábio, 1529 Lucas Cranach, O Velho
 Como Pintor da corte do eleitor da Saxônia, Cranach era compromrtido com o fornecimento de retratos do governante e sua família para a corte assim como registros de ocasiões especiais. Esta ilustração de uma caçada registra como cavalos eram perseguidos pela água para que os cavaleiros pudessem capiturá-los mais facilmente.



O vale do Danúbio próximo DE Regensburgo, 1520 Albrecht Altdorfer
Ao criar uma paisagem vazia de pessoas ou construções e enfatizando as qualidades românticas da luz e do espaço, Altdorfer foi um dos primeiros artistas a compreender o enorme poder emocional da paisagem pura. Altdorfer se tornou um cidadão de Regensburgo em 1505, e mais tarde um inspetor das construções da cidade.


2 comentários:

Rodrigo Rocha disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele é notº10, muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
Um grande abraço e tudo de bom

Dj Philip disse...

Muito Obrigado Rodrigo Rocha Desejo Tudo de Bom Para Você Também fique com Deus.

Postar um comentário

Comentários que seram excluidos

Comentários em letra maiúscula.
Comentários de anônimos.
Comentários fazendo propaganda de seu próprio blog.
Comentários com o português miguxes.( Awe amiga, s bg ew shou di bola. Xuper bj)
Comentários com palavras obsenas.
Comentários com insultos.
Comentários falando mal de outros blogueiros.(resolva seu problema direto com seu desafeto)
Comentários perguntando o que já tem aqui no blog.
Comentários pedindo para eu ir até o seu blog dar uma olhadinha.
Comentários pedindo para adicionar ao MSN.
Comentários racistas.


Por favor, entenda que não tenho tempo para isso, não é má vontade mas não posso e o mais importante, não quero me aborrecer com estes pormenores.

Divulgue-o